O comportamento dos jornalistas em diferentes editorias

by

Dos vários tipos de editorias que existem no jornalismo, cada uma tem suas características, seu próprio estilo de escrita, de entrevista, a forma de conversar com a fonte.

Podemos citar como exemplo três segmentos, o jornalismo cultural,  esportivo e de moda, cada uma tem suas características próprias.

Ser jornalista de Moda não é apenas cobrir desfiles, badalações e eventos glamurosos, o objetivo de um profissional especializado nessa área é analisar e desenvolver críticas sobre as coleções, tendências e comportamento.

Atuar como jornalista esportivo apesar de ser o sonho de muitos jovens, é um ramo mais árduo do que alguns pensam. Nesta editoria o profissional não fica somente cobrindo futebol, estão envolvidos todos os esportes, vôlei, basquete, natação e etc. Como todo jornalista deve ter um bom relacionamento no meio, mas não deve se prender a nada.

Por fim, o jornalista cultural tem como objetivo avaliar amplamente espetáculos, eventos e assuntos diretamente relacionados a cultura, de modo que sua análise crítica deve estar coerente com todos os aspectos abordados ou apresentados em determinado acontecimento ou evento. E para isso, uma da suas principais funções é ter amplo conhecimento nas áreas ou na área (se estiver relacionado a uma especialização) da qual vai falar. O jornalista cultural é muitas vezes um formador de opinião, por isso deve mostrar uma avaliação correta e o mais isenta de opiniões pessoais possível, para que o público sinta-se livre ao definir o que é ou não adequado para a sua realidade. Isso deixa claro que o seu comportamento deve ser o mais sério e profissional possível, pois sua opinião influenciará diretamente na vida dos leitores.

 

Por  Carina Rodrigues

        Lilian Souza

        Marcos Vinicius Rangel Galiza

 

Editado por Eliane Santos

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “O comportamento dos jornalistas em diferentes editorias”

  1. elianests Says:

    Pontos Positivos:
    Foram utilizados bons exemplos para ilustrar o texto;
    Utilizada linguagem adequada;
    É fácil o entendimento da idéia que o texto deseja transmitir.

    Pontos Negativos:
    Acentuação;
    Repetição de palavras iguais no mesmo paragráfo;
    Conclusão de idéias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: