Homenagem à vida

by

Participe!

Pode parecer chocante imaginar que algumas crianças africanas estão utilizando o “canudo da vida” – uma espécie de purificador que elimina até 99% das bactérias da água, para saciar a sede diretamente de um rio. Pode ser perturbador imaginar que a agricultura é responsável e culpada pela maior parte da água consumida mundialmente, ultrapassando em 10 vezes o consumo da indústria. Pior ainda imaginar que, segundo a ONU, no mundo inteiro, 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável.

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. Uma oportunidade para homenagear e refletir sobre a pungente necessidade de preservar essa indispensável riqueza líquida. A idéia de que a água potável é um recurso raro e que todos podem ajudar na sua preservação, parece não ter atingido a sociedade.

Manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, não demorar no banho, adotar o uso do balde com água na hora de lavar calçadas e carros, são algumas das instruções com que nos deparamos constantemente, que servem para nos alertar sobre como devemos agir para preservar a maior riqueza que a natureza nos oferece. Mas muitas pessoas simplesmente ignoram os fatos e continuam adotando o desperdício. Enquanto a humanidade usar e abusar da água como se fosse um recurso inesgotável, a crise no seu fornecimento será uma ameaça real.

Tatiane Ramos

Tags: , ,

3 Respostas to “Homenagem à vida”

  1. giselesantos Says:

    Sabe Tati, vou fazer uma comparação de assuntos diferentes, mas ao fazer a campanha de doação de sangue percebi como é difícil conscientizar as pessoas. Infelizmente a grande mídia não faz esse papel . E poderia tanto ajudar o planeta, pois atinge a massa. Nas escolas quase não se fala nisso também. Então, comparo a doação de sangue com a falta de informação da preservação da água, pois além do individualismo com pitadas generosas de egoimos, não temos divulgação, instruções, conscientizando todas as classes sociais, que sem água ou sem sangue podem morrer.

  2. elianests Says:

    Enquanto a rotina de muitas pessoas por aqui é tomar banho que demora horas, lavar o carro usando mangueira, esquecer torneira aberta, para outas pessoas a coisa é bem diferente. Saber que exitem pessoas que só conseguem beber água graças a um “canudo da vida” parece algo até mesmo irreal. Por ser uma coisa que está distante do nosso cotidiano as vezes não nos damos conta que isso acontece de verdade com outro seres humanos como nós.

    por Eliane Santos

  3. Vanessa Zanelato Says:

    Realmente, este é um problema que não será resolvido tão cedo, caso as pessoas não se conscientizem.
    Por mais que se explique a situação, e mostre isso da maneira mais chocante possível, ainda assim, não se consegue introjetar na cabeça das pessoas, a importância do uso consciente da água e seus benefícios para a população mundial.
    Infelizmente, enquanto esta triste realidade do “canudo da vida”, não atingir boa parte dos habitantes do planeta, poucas medidas serão tomadas para reverter este quadro.

Deixe um comentário