Pauta Autoral – Aline Fontes

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PAUTEIRA: Aline Fontes

DATA: 30 de Março de 2008

VEÍCULO: Jornal UniPresente

EDITORIA: Cotidiano

RETRANCA: O acesso do aluno deficiente visual na Universidade Paulista – UNIP

REPORTERES: Aline Fontes, Gisele Santos, Hector Felix, Jean de Oliveira, Marcelo Georgeto e Raquelline Leite.

PROPOSTA: Identificar quantos alunos deficientes visuais estudam, atualmente, nos campus da Unip e entrevistar, dentre eles, dois ou três alunos para que se possa traçar o caminho do ingresso desses universitários – desde o vestibular até o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – ao Ensino Superior. Mostrar quais são as maiores dificuldades, os recursos disponibilizados pela Universidade (e/ou a falta deles) na adequação as necessidades especiais dos estudantes portadores de deficiência visual, tanto do ponto de vista dos próprios alunos em questão, quanto da direção da Universidade, dos professores e dos demais alunos.

ENCAMINHAMENTO: A princípio, pode-se procurar a Diretora do Campus Marquês, Profª Regina Cavalieri, a fim de nos nortear para a busca de dados nos demais campus; Fazer algum levantamento (sugiro o CIEE, na cidade de São Paulo) sobre a quantidade de vagas de estágios em Ensino Superior que são preenchidas por deficientes visuais.

RECURSOS: Mp3 (gravação da entrevista) e Câmera Fotográfica (ilustração para matéria impressa ou online).

INDICAÇÃO DE SITES:

http://www2.unip.br/comunicacao/noticias.aspx

Acessado em 30/03/08 às 12:40 horas.

http://www.fsp.usp.br/acessibilidade/cd/atiid2001/artigos/apoiando-puc.doc. Acessado em 30/03/08 às 15:44 horas.

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/textos/artfoz.doc. Acessado em 30/03/08 às 16:13 horas.

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3 Respostas to “Pauta Autoral – Aline Fontes”

  1. giselesantos Says:

    Mais material pra pesquisar:

    Alunos da FEI criam dispositivo para cegos

    SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP – Alunos do curso de Engenharia Elétrica da FEI desenvolveram um dispositivo capaz de guiar cegos durante seus percursos pela cidade. Trata-se de um conjunto formado por um aparelho transmissor de informações e um receptor com fones de ouvido que recebe informações por infra vermelho

    LINK
    http://www.nppd.ms.gov.br/noticia.asp?not_id=113
    acessado em 30/03/08 às 15h53

  2. giselesantos Says:

    MAIS UMA SUGESTÃO PARA A PAUTA

    ALÉM de falar com os alunos deficientes visuais, abordar também o problema que muitos CADEIRANTES enfretam para se locomover no prédio da universidade
    e nas ruas

    Acompanhei a movimentação uma época do MOvimento Superação

    LINKs
    http://www.nppd.ms.gov.br/noticia.asp?not_id=106

    MovimentoSuperAção acesse : http://www.movimentosuperacao.com.br

    Sites acessados dia 31 de março às 15h56

  3. Vanessa Zanelato Says:

    Acho o tema bastante relevante, pois apesar de ser pouco divulgado pela mídia, é de extrema importância social.
    Saber como é a rotina do deficiente físico na universidade e também fora do campus, nas ruas e em outros locais públicos, descobrir quais são suas possíveis dificuldades de locomoção, enfim, ouvir o que eles tem a dizer, é um passo fundamental para iniciar uma mudança de atitude por parte de todos nós.
    É papel de entidades competentes como o governo do estado, a prefeitura da cidade de São Paulo, das universidades e também dos alunos, identificar as reais necessidades dessas pessoas, objetivando melhorar o convívio social.

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