Matéria Gaveta- Drogas

by

Drogas

Definição > Público-alvo > Motivos e Tratamento

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualquer substância química ou a mistura delas, que altere a função biológica e possivelmente a sua estrutura, à exceção daquelas necessárias para a manutenção da saúde, como água e oxigênio, é definido como droga.

 

Em geral, o público-alvo são adolescentes que têm excesso de confiança em si mesmos e que procuram aceitação de um determinado grupo, do qual fazem parte. Levados ao consumo dessas substâncias por inúmeros motivos, buscam a própria segurança, vivem “novas aventuras” experimentando por curiosidade e inconscientemente buscam uma fuga para crises, problemas ou dificuldades.   

Especialistas e pessoas que convivem ou já conviveram com usuários de drogas são unânimes em afirmar que o primeiro passo para a recuperação é conhecer e aceitar o fato e, a partir daí, procurar ajuda.

Os tratamentos para a recuperação são normalmente semelhantes para todas as drogas; abstinência, acompanhamento médico e psicológico. Força de vontade, apoio de familiares e amigos também são fundamentais para o sucesso do tratamento.
As clínicas especializadas que oferecem cuidados ao dependente incluem a terapia familiar como um dos aspectos mais importantes na obtenção de resultados, já que o que leva o indivíduo a tornar-se um dependente não é a droga em si, e sim o comportamento e a falta de limites.

 

                                                                                                            Daniela Poiano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: