Matéria Gaveta – Beber Problemático

by

Beber Problemático e os Universitários

A ingestão de bebidas alcoólicas é comum entre universitários, principalmente quando um adolescente (grande parte dos calouros) conclui o ensino médio e ingressa no superior, passando por um período de transição, definido como uma fase crítica agravada ao uso do álcool e outras drogas.

O beber problemático associa-se a conseqüências negativas, desde simples comportamentos de riscos à mortes e acidentes fatais, que além de prejudicarem o próprio indivíduo ainda o faz com a sociedade como um todo.

Relacionados a esse “beber” estão influências sócio-ambientais; ambientes que facilitam o acesso a bebidas alcoólicas e consequentemente ao uso de drogas ilícitas, beber por imitação, incentivo ou modelagem de colegas, que tornam-se referência quanto ao consumo de álcool e, inconsciente, reforçador de seu próprio comportamento.

Além das expectativas positivas; alegria, prazer, bem-estar, confiança, desinibição social, aumento e/ou ativação do desejo sexual, redução de tensão, fuga de emoções negativas e medos inconscientes, sociabilidade, efeitos positivos no humor e na auto-avaliação, entre outros.

Todas as expectativas geradas por estas sensações, geralmente incorretas, são influentes e determinantes no início e na manutenção do uso de álcool e nos comportamentos refletidos por este consumo.

 

Torna-se explícito, portanto, um sério problema social que precisa ser solucionado ou amenizado para que haja a conscientização ao invés do ignorar as consequências negativas a longo prazo.
 

                                                                                                         Daniela Poiano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: