Editada Por Nathalia Estevam. – Materia de Gaveta por Silvia Fachim – Ensaio sobre a cegueira.

by

 Ensaio sobre a cegueira

Este livro foi escrito por José Saramago e publicado em 1995. Graças ao livro, Saramago ganhou em 1998 o prêmio Nobel de literatura.

A história se inicia com um motorista que subitamente fica cego enquanto está parado em um sinal vermelho. Porém, não como uma cegueira comum onde seu estado seria uma escuridão total, este caso é uma visão completamente branca. Uma epidemia se inicia pois todas as pessoas que tiveram contato com o motorista após o acidente também ficam cegas. A contaminação é extensa, desde seu médico, esposa e amigos, além de todas as pessoas que tiveram contato com esses novos infectados também acabam cegas.

O terror se alastra na cidade e por ordem dos que ainda enxergam todos os contaminados deveriam ser exilados em locais abandonados e fechados. Dessa maneira, o cenário se intensifica a medida que aqueles que ainda enxergavam passaram a ser autoridade para os contaminados.

A esposa do médico ( que foi um dos primeiros contaminados) tornou-se a única da cidade que ainda enxergava. A partir daí decide escrever sobre o terror e provação que aquelas pessoas estavam passando. Começou a observar o comportamento destes “cegos” uns com os outros e concluiu que sem a visão as pessoas tornam-se melhores, como elas realmente são a partir do momento em que não podem julgar o que vêem.

“Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.” – José Saramago.

Devido ao grande sucesso do livro e ter uma história intensa, Ensaio sobre a cegueira foi parar nas telas de cinema. Sob direção do brasileiro Fernando Meirelles, o filme ( gravado em São Paulo e Canadá) abriu o último festival de Cannes – um dos maiores festivais do mundo – e manteve grande repercussão.

Com atores de talento como Julianne Moore, Danny Glover e Alice Braga o sucesso do livro pretende se repetir nos cinemas de todo o mundo.

Apesar da excelência dos filmes brasileros, o cinema nacional continua perdendo para as produções americanas dentro do próprio territorio nacional.  

Escrito por Silvia Fachim.

 Editada por Nathalia Estevam – RA 0581526

Anúncios

Uma resposta to “Editada Por Nathalia Estevam. – Materia de Gaveta por Silvia Fachim – Ensaio sobre a cegueira.”

  1. alunosmarques Says:

    TIve o prazer de ler esse livro ha alguns anos atras.Uma história complexa que deixa o leitor aflito durante todo o contexto.

    Por Gabriele Bortolucci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: