PARA OS DIAS DOS NAMORADOS

by

O ciúme é um sentimento comum. Ele sempre esteve presente na maioria dos relacionamentos humanos, e indica geralmente um mecanismo de defesa contra possíveis ameaças ao relacionamento. A ausência de ciúmes pode representar para a pessoa amada indiferença, no entanto em excesso pode gerar problemas de convivência e brigas desnecessárias.

O ciúme é considerado uma demonstração de preocupação e amor, mas em muitos casos ele é visto como uma prova de possessividade e insegurança. O sentimento de posse gera em muitos casos uma situação de desconforto e constrangimento, que afeta ambos os envolvidos na relação.

Existem níveis de ciúmes, que podem ir do sentimento saudável e natural ao de angústia e possessividade. Este sentimento de posse pode muitas vezes tornar-se sufocante, tanto para a pessoa que o sente como para aquela que é alvo da possessividade. Um exemplo de como o ciúme pode ser utilizado como uma forma de estimular a relação é o fato de algumas pessoas provocarem seus parceiros, estimulando assim o medo da separação.

Controlar os sentimentos pode ser uma tarefa difícil. Definir a dose exata de ciúme varia de caso pra caso, e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso dos relacionamentos. É preciso demonstrar cuidado para com o outro sem restringir sua liberdade. Devemos ter em mente que, acima de tudo, um relacionamento deve ter por base o respeito e a confiança mútua, e não a exclusividade e o controle sobre a vida de alguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: