Fraudes ou investigação: algo a se debater

by

Fraude. (Do lat. fraude) S. f. 1. V. logro (2). 2. Abuso de confiança; ação praticada de má-fé. 3. Contrabando, clandestinidade. 4. Falsificação, adulteração. Golpe. … 10. Manobra desonesta, com o fim de enganar, prejudicar, roubar outrem.

            È inaceitavel a existência de fraudes no meio jornalístico.A autopromoção de “profissionais”da aréa muitas vezes é o principal motivo da existencia de fatos inexistentesm ou até uma foto alterada.Digamos que em nenhuma das areas do estudo humano seja tolerável qualquer tipo de ocorrência que venha ser uma fraude.Porém no meio jornalistico,onde se trabalha exclusivamente com as verdades dos acontecimentos.Um exemplo recente e repercutido nma imprensa brasileira aconteceu quando a produção do programa Domingo Legal, no SBT, exibiu uma entrevista com supostos membros do PCC, que na verdade eram atores.

Outro caso aconteceu no ano de 1992 quanda a rede de televisão norte americana ABC, quando um jornalista falsificou um curriculo e se tornou  “empregado” do supermercado,que era alvo de denuncias de péssimo estado de higiene,elepenetrou ilegalmente conclamou um dos empregados a violar o contrato de trabalho e ser desleal com o empregador.

Os casos suscitam a discussão de diferentes questões. A imprensa pode mentir para descobrir uma verdade? É comum o jornalista telefonar, por exemplo, e se identificar como outra coisa para obter certas informação,em outros casos existe o uso de cameras escondidas.Portanto fica a discussão,deve se separar be a reportagem investigative e as fraudes no jornalismo.

 

 

 

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: