Dica de Filme: Tempos Modernos

by

O título original do filme é Moderns Times, lançado no ano de 1936, teve origem nos Estados Unidos, é uma comédia dirigida por Charles Chaplin com duração de 87 minutos.

O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos na década de 30, que focaliza a sociedade após a crise de 1929, onde indústrias foram fechadas, causando desemprego e miséria à população.

Ao iniciar o filme, aparece a cena de um rebanho de ovelhas e logo após uma multidão de homens indo para seus trabahos, comparando as pessoas aos animais na sociedade.

O desenvolvimento da indústria, faz com que os homens funcionem em um sistema automático, como se fossem máquinas, cada um possui uma única função, tornando-se um trabalho mecanizado.Carlitos trabalha em uma grande indústria, onde sua única função é a de apertar parafusos, o serviço é  repetitivo transformando-se  em algo mecânico e tudo o que tem o mesmo formato de um parafuso ele quer apertar.

Em um trecho do filme Carlitos entra em uma máquina, fazendo assim uma comparação ao homem no sistema capitalista, dizendo que os seres humanos são  apenas uma peça no sistema capitalista.

O interesse do dono da fábrica é de criar outras alternativas para acelerar o processo de produção, gerando mais lucros,acelerando as máquinas, dando curto intervalo de tempo para as refeições e descanso de seus funcionários, muitas horas de trabalho entre outras, como ocorria na época.

Carlitos sofre uma crise nervosa, por causa do exesso de trabalho e por não obedecer as ordens existentes no sistema é despedido do emprego.

A população revoltada com a situação, promove greves e saem às ruas para manifestar-se, Carlitos é preso por engano, acusado de ser líder comunista.

Em outra parte do filme, Carlitos se apaixona por uma jovem órfã de pais e que passa por grandes dificuldades financeiras, nesse trecho o filme trata da situação das famílias menos favorecidas da época,que sofriam com o desemprego e a miséria.Mostra ainda que o proletariado é quem alimenta o conforto e diversão da burguesia.Cenas como a que Carlitos e a menina conversam no jardim de uma casa, quando os dois encontram-se numa loja de departamento, mostram exatamente isso.
            O filme gerou bastante polêmica na sociedades da época, foi proibido em alguns países que não gostavam da influência comunista da qual o filme tratava.Mesmo após anos  de seu lançamento o filme continua tratando da mesma sociedade capitalista daquela época, os anos se passaram, mas nem tudo mudou, vivemos em um mundo capitalista, que torna o proletariado como peças no sistema, tornando essas pessoas mecânicas, e que paga mal, ou seja o cidadão só acredita que vale aquilo que o sistema lhe paga, esquecendo dos seus valores, ainda é essa camada que sustenta os ricos, e o mundo ainda sofre com a desigualdade social.
 

Texto de Débora Fiuza Edição: Sarah Bernardes

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: