QUE ABOLIÇÃO É ESTA?

by
No último dia 13 de maio foi comemorado os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil. Espera aí! Comemorado? Como usam essa palavra pra uma data que ainda não pode ser comemorada? Digo isso, usando um triste exemplo verídico, pois um dia antes de tal data “comemorativa” meu amigo foi comprar uma pizza para nós e alguns amigos. Minutos depois ele voltou dizendo que esqueceu o RG. Eu logo falei “ué, mas a pizzaria é ali na esquina”. E com lágrimas nos olhos ele contou que não poderia ir até a esquina sem o RG, pois um dia o esqueceu em casa e policiais mandaram colocar mão na cabeça pedindo documento e ao perceberem que ele não tinha identificação, bateram nele o tratando como ladrão e o jogaram dentro do camburão. Sim, ele é negro.

Pois é, 120 anos após a luta contra o racismo e abolição, essa “conquista” ainda é desejada. Uma pessoa negra não pode sair de casa sem o RG… Que abolição é esta? No site oficial do Senado Federal comemoram a data e disseram em nota que hoje em dia não existe racismo no país, graças à Lei Áurea da Princesa Isabel. Coitada, deve até se revirar no túmulo. Como dizia o falecido cantor e compositor Renato Russo: “Que país é este?”.

Por que meu amigo não fez nada pra provar a sua inocência? Como diz um trecho da letra da música “A Carne”, de Marcelo Yuka e Seu Jorge, interpretada por Elza Soares: “O cabra aqui não se sente revoltado, porque o revólver já está engatilhado…”. E no refrão: “A carne mais barata do mercado é a carne negra”. Mão de obra barata ou gratuita, limpa a casa ou é lixeiro ou é pedreiro, como acontecia com os antepassados escravos dos grandes barões do açúcar e do café, padres, comerciantes.

 Gisele Santos (JOR – sala 508 – 5º semestre)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: