COLAPSO NO TRÂNSITO

by

 

GAVETA – EDITORIA: MEIO AMBIENTE

EVANILDON DIAS

 

Congestionamentos infindáveis, fumaça, buzinas e palavrões. São cenas comuns para você? Então, certamente você vive próximo a um colapso urbano. A maioria das metrópoles padece de excesso de automóveis circulando em suas ruas e avenidas, e São Paulo não seria exceção.


Mais de 29 milhões de unidades. Esta foi a quantidade de automóveis em agosto de 2007, da frota brasileira, segundo relatório do Denatran. Equivale a uma média de 6,52 habitantes por carro.

 

 

A cidade de São Paulo, líder do ranking nacional, é detentora da perigosa estatística de um carro para cada dois habitantes, e a cada dia mais carros são registrados na capital.

Nascem menos crianças na cidade do que se vendem carros.

 

 

 

 


Apesar dos números assustadores, o Brasil ainda pode comemorar, pois ainda não é o número 1 no ranking mundial. Os Estados Unidos estão em primeiro lugar com 1,3 habitantes por carro, seguido da Itália com 1,5 habitantes para cada carro e a Austrália fica em terceiro lugar com 1,6 habitantes por carro.

 

 

Editado por Vanessa Zanelato e Patrícia Baptista

 

 

 

 

———-  BOX  ———-

 

Ivan Valente critica propostas para o

trânsito de Maluf, Kassab e Soninha

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) –outro pré-candidato à Prefeitura de São Paulo– entrou na discussão sobre o principal tema que será discutido na campanha eleitoral: o trânsito na cidade. O deputado criticou as idéias do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), e as propostas dos também pré-candidatos Paulo Maluf (PP) –que também é deputado federal– e vereadora Sônia Francine (PPS), a Soninha.

Segundo o deputado, a sugestão de Maluf de pavimentar os rios Tietê e Pinheiros e construir sobre eles oito pistas é um erro. “Em todo o mundo, as soluções que estão sendo buscadas não são mais as obras faraônicas e de enorme impacto urbano, ambiental e social, e sim o planejamento e investimento no transporte coletivo”, disse Valente.

Soninha sugeriu a criação de pedágios no centro da cidade. Para Ivan, a solução prejudica os mais pobres. “Temos que priorizar o investimento público em transporte coletivo e torná-lo eficiente para o conjunto da população”, disse.

Ao prefeito Kassab, Valente também reservou algumas críticas. “O prefeito Kassab sugere o metrô, mas durante os 14 anos de governo tucano não foi feito mais do que um quilômetro por ano de metrô em nome de outras opções e do ajuste fiscal.”

O deputado criticou o modelo que privilegia o uso particular de automóveis. “O investimento em transporte público deve inverter essa lógica, cabe ao conjunto da sociedade e não ao usuário financiar o transporte público.”

 

 

FONTE DO BOX: FOLHAONLINE

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