Comentário sobre Fraude Jornalísticas – Por Luciana Matiazzo

by

O conceito citado no estudo do Jornal Laboratório é o de reproduzir a rotina jornalística das redações, simulando um ambiente de trabalho semelhante àquele que o universitário irá se deparar no exercício da profissão de jornalista, procurando não repetir erros, vícios costumeiros ao cotidiano dos meios de comunicação.

O escritor Fernando Paulino, ao escrever seu texto “Longo caminho – Ombudsman de jornal-laboratório da UnB viu fraudes de arrepiar” deparou-se com questões corriqueiras do dia-a-dia que com certeza mudam o panorama escrito de qualquer trabalho, pois influem diretamente no psicológico da pessoa que está à frente do trabalho. Diante dessa premissa procura por meio da dedicação solucionar e ao mesmo tempo descrever questões vivencidas, como omissão e improviso, problemas politicos, clonagem, guerra conceitual e problemas fotográficos, problemas ocorridos na universidade onde se dedicou para exercer o cargo de repórter da melhor maneira possível.

O texto de Fernando foi escrito em 1999, hoje, estes projetos experimentais estão também na internet. Você tem um leque de possibilidades, um descompromisso muito maior. Primeiro não há nenhum risco de custo. Para fazer um jornal laboratório hoje, a necessidade de comprar papel, pagar tinta, tem um custo muito alto. Assim torna-se muito difícil inovar em um mercado dominado pelo resultado, pela necessidade de superação. O lugar certo em que é possível fazer isso sem custo financeiro é somente na internet, até pela capacidade de distribuição. Naturalmente, toda a experimentação, os arrojos e ousadias também estão na rede. Mas dificilmente nós conseguiriamos fazer um jornal como aquele, com poucos recursos, sem estar amparado por uma estrutura econômica forte como a Petrobrás.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: