O Avanço Histórico

by

Quando falamos de esporte no meio jornalístico, sempre tem aquela pessoa que teima em alimentar um preconceito antigo, que na verdade nunca deveria ter existido, sobre a importância dessa editoria.

A história não mente e vários jornalistas de longa data estão trabalhando para confirmar esta tese. Jornalistas de política e economia, principalmente, sempre se consideraram mais importantes em relação a outras editorias. Além disso, sempre trataram o jornalismo esportivo como algo menor do que a função exercida por eles, jornalistas políticos e econômicos.

Isso começou a mudar quando o Brasil chegou a grandes conquistas, em esportes variados. Porém o ponto principal para essa mudança aconteceu em 1958, na Copa do Mundo de Futebol, realizada na Suécia. O Brasil conquistou de forma espetacular a competição e de quebra revelou ao mundo um garoto de 17 anos, que futuramente se tornaria o maior de todos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

O futebol que já era paixão nacional, e se firmou mais ainda depois não só dessa Copa, mas com as de 62 e 70, também conquistadas pelo país. Como a maior parte da população adora esse esporte, as grandes mídias cediam cada vez mais espaço para o futebol. E com isso mais profissionais surgiam nesse meio e a credibilidade da profissão crescia rapidamente.

Hoje, não existe mais esse preconceito, pelo menos de forma declarada, e a força do esporte nos meios de comunicação cresce cada vez mais. Existem vários canais de televisão destinados somente a esporte, e claro, o futebol continua sendo a principal fonte de renda dessas emissoras.

Hoje os canais especializados em esportes como  por exemplo, Sportv, ESPN Brasil pertencem a TV fechada, e para ter esse conteúdo é necessário pagar.

Anúncios

Uma resposta to “O Avanço Histórico”

  1. raquelline Says:

    Parabéns pelo texto (quem quer que o tenha escrito)

    Só acho que aqui continua um outro preconceito. Não o da importância da editoria de esportes, mas o da opinião quase que geral de que “esporte” é só “futebol”.

    Lógico que tem muitas outras modalidades aí. E lógico também é o destaque do futebol entre elas, no coração dos brasileiros. Basta apenas não exagerar demais com o futebol e tudo certo!

    Beijos da Rakky!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: