O jornalismo cultural

by

Jornalismo Cultural é um tipo de jornalismo que busca difundir a cultura entre as pessoas. O Jornalismo Cultural é uma ferramenta importante quando se busca discutir por exemplo, os rumos da arte em uma sociedade, suas tradições populares e etc.

O Brasil tem manifestações culturais muito ricas, em parte por seu vasto território e também pelas influências de muitos povos do mundo como portugueses, africanos, libaneses, japoneses, sem falar na rica cultura indígena oriunda do próprio país.

No Brasil, a maior parte dos jornais dedica à Cultura um caderno, no qual se pode encontrar lançamentos de filmes, informações sobre exposições, informações sobre locais históricos entre outros.

Entretanto falta hoje em dia uma reflexão crítica sobre o que é considerado cultura no Brasil. A identidade cultural do brasileiro confunde-se com modismos passageiros e, como fruto disso, em diversas ocasiões perde-se o referencial do que é de fato importante e causa impacto em uma sociedade no que se refere à cultura, e o que é passageiro e dispensável.

O jornalista torna-se nesse contexto o responsável por separar o joio do trigo e não se corromper pelo que a mídia em geral considera cultura. A responsabilidade do profissional nesse sentido é imensa.

Também se deve considerar a evolução da cultura graças a tecnologia.

A internet por exemplo, surgiu como uma grande produtora de cultura em massa. Com suas músicas independentes lançadas na rede e a acessibilidade à informação quase que instantânea, ela tornou-se habitual e indispensável na vida do homem moderno, portanto mais um elemento de observação.

O Jornalismo Cultural pode ser considerado antes de mais nada uma ferramenta de inclusão, já que não há distinção de classe social, crença ou raça no momento de se escrever uma matéria. A noção do belo, do emocionante, do intrigante, deixa de ser propriedade de poucos e passa a estar ao alcance de muitos. Daí o papel integrador do jornalista que fala sobre cultura: A oportunidade de apresentar um mundo novo e cheio de possibilidades a seus leitores. A cultura não é propriedade de algumas pessoas, mas o retrato de uma sociedade e como tal, deve estar ao alcance de todos os cidadãos.

Sarah Sizenando

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: