O que é Jornalismo Econômico?

by

Por Luciana Matiazzo e Tancredo Júnior

O Jornalismo Econômico diz respeito à atividade jornalística centrada na cobertura e debate de temas afetos à economia, negócios e finanças e tem uma larga tradição em nosso País. As primeiras notícias vinculadas sobre Economia surgiram na França, no século XVII, A principio as pessoas publicavam notícias que pudessem auxiliar banqueiros e comerciantes europeus com os seus empreendimentos. No início da imprensa industrial, no entanto, estas editorias tinham destaque tímido e publicavam matérias de interesse restrito em seus boletins, como cotações de moedas estrangeiras, valores de gêneros alimentícios, informes sobre falências e concordatas, entre outras. Alguns jornalistas que trabalham nesta área também são bastante prestigiados, muitas vezes constituindo-se , no caso dos colunistas, em espaços nobres dos veículos, dada a sua enorme audiência: Luis    O Jornalismo Econômico diz respeito à atividade jornalística centrada na cobertura e debate de temas afetos à economia, negócios e finanças, e tem uma larga tradição em nosso País. As primeiras notícias vinculadas sobre Economia surgiram na França, no século XVII. A princípio, eram publicadas notícias que pudessem auxiliar banqueiros e comerciantes europeus com os seus empreendimentos. No início da imprensa industrial, no entanto, estas editorias tinham destaque tímido e publicavam matérias de interesse restrito em seus boletins, como cotações de moedas estrangeiras, valores de gêneros alimentícios, informes sobre falências e concordatas, entre outras. 

    Alguns jornalistas que trabalham nesta área são bastante prestigiados, muitas vezes projetando-se, no caso dos colunistas, em espaços nobres dos veículos; dada a sua enorme audiência. Luis Nassif , Joelmir Beting e Lilian Witte Fibe, entre muitos outros, figuram nesse cenário. 

    O jornalismo econômico, quer seja  praticado nos jornais de grande circulação, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Globo, ou nos regionais, simplesmente excluiu os já socialmente excluídos. Raras são as matérias que abordam as condições de vida, os sonhos e os atos dos sem-teto, sem-escola, sem-família, sem-saúde, enfim… Sem cidadania. A realidade econômica e social, fruto da má-distribuição da renda; tão visível nas ruas de nossas cidades, parece não ter força para chegar até as páginas dos diários. Porém,  para os iniciantes nesse ramo tão lucrativo do jornalismo, são necessários sólidos conhecimentos didáticos. Assim, o texto fluirá de maneira compreensível para todas as classes sociais, fugindo do “famigerado” economês.

 

 

Editado por Felipe Camargo

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “O que é Jornalismo Econômico?”

  1. Felipe Camargo Says:

    Fatores de sucesso:

    1. O vocabulário é amplo e variado, o texto praticamente não tem repetição de palavras. Isso dá ao texto certa musicalidade e dinâmica, tornando-o menos cansativo;

    2. O texto possui um bom equilíbrio entre fatos e opiniões;

    3. Apesar de pouca paragrafação, o texto possui frases curtas, que garantem um entendimento mais objetivo do núcleo da informação.

    Pontos a desenvolver:

    1. O texto inicial não foi dividido em parágrafos, o que tornava a leitura um pouco cansativa. Acertaram nas frases curtas, mas pode melhorar na paragrafação;

    2. Por causa de excesso de “entre-vírgulas” (,,), sugiro que utilizem mais ponto e vírgula (;). Isso ajuda a manter a clareza e a coerência da informação;

    3. Destaque para algumas correções:

    A palavra “constituindo-se” foi substituída por “projetando-se” – Acredito que traduz melhor a idéia da frase;

    Substituí a palavra “abordando” por “que abordam” – Não caracteriza um erro, mas pode ser evitado;

    Também substituí “dentre” por “entre” – Dentre tem sentido de “do meio de”, sendo que a conotação da frase era “no meio de”, por isso, nesse caso, “entre” é mais adequado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: