Pauta Economia Financiamento universitário

by

Pauteira: Luciana Matiazzo
Veículo: Jornal UniPresente
Editoria: Economia
Data: 10/04/2008
Retranca: A difícil tarefa de cursar uma faculdade
Proposta: Por meio de dados fornecidos pela Fies e Prouni fornecer opções para o universitário que tem dificuldades para quitar suas mensalidades ou que nem mesmo arrisca um curso universitário por não ter condições financeiras para arcar com tal perspectiva. No Brasil, aproximadamente 72% dos alunos matriculados no ensino superior, ou seja, 3,2 milhões freqüentam uma instituição privada. Deste total, uma minoria conta com algum tipo de financiamento para arcar com os estudos: o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), o maior do país, mantido pelo Ministério da Educação, possui 431 mil contratos ativos, de acordo com a Secretaria de Ensino Superior do MEC. Desse total, estima-se que 171 mil correspondam a alunos matriculados num curso de graduação. Ou seja, somente 5,3% dos alunos da rede privada são atendidos pelo Fies. Há ainda aqueles beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que consiste na troca de isenção de alguns impostos por bolsas de estudo a alunos carentes selecionados pelo governo. Esses são cerca de 310 mil, segundo dados oficiais.

Encaminhamento:
FIES – Financiamento Estudantil
O Programa de Financiamento Estudantil – FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O ProUni – Programa Universidade para Todos foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.

Recursos: Gravador de voz, câmera fotográfica, canetas e papéis.
Sugestão de Fontes: Prouni | Fies | Bradesco Universitário

Indicação de sites:
http://www.bradescouniversitarios.com.br
http://www.universia.com.br
http://www3.caixa.gov.br/fies/

Por Luciana Matiazzo

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Pauta Economia Financiamento universitário”

  1. tatianeramos Says:

    Oi Luciana,

    Gostei muito da sua sugestão de pauta… dias atrás saiu um especial na Folha de S.Paulo que abordava além do FIES e do Prouni, o Crédito Pravaler que oferece créditos aos universitários de baixa renda, cobrando taxas de juros baixas.
    Vale a pena consultar a matéria que está bem interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: