Água fonte de vida

by

A escassez de água é atualmente, uma das maiores preocupações das autoridades mundiais com relação ao futuro. Embora dois terços do planeta sejam cobertos por esse líquido tão precioso, 97,5% da água sobre o planeta é salgada e imprópria para consumo.

As reservas de água doce, que é o único tipo próprio para consumo, estão atingindo níveis cada vez menores, o que pode elevar a situação de alarmante para caótica.

No dia 22 de março comemora-se o dia internacional da água, a data serve de alerta para os rumos que estamos dando a nossa civilização. O consumo irresponsável de água afeta os ecossistemas e pode levar a extinção da vida no planeta.

Essa realidade pode parecer distante para nós brasileiros, porém em muitos países do mundo as populações já sofrem os malefícios de viver sob o regime de água racionada.

Segundo o RDH – Relatório de Desenvolvimento Humano de 2006, cerca de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água tratada no mundo.

Economizar água é de fundamental importância, mas além disso, estimular a conscientização coletiva também é crucial. Já estima-se que a briga por água possa tornar-se motivo para uma nova e destruidora Guerra Mundial.

O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.

Muito se fala sobre o uso racional da água e é difícil encontrar alguém que não defenda essa economia num círculo de amigos. Mas na hora de agir a coisa muda de figura e torna-se irresistível permanecer no banho quente mais tempo do que o necessário, muito mais cômodo lavar as calçadas com mangueiras e mero esquecimento deixar a torneira ligada enquanto se escova os dentes. A conscientização é particular, mas as conseqüências são para todos. Não há melhor herança ou prova de amor para seus filhos do que a vida. Poupar água é preservar a vida.

Sarah Sizenando

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: