Maus hábitos degradam o meio ambiente

by

Dia mundial da água

No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, e mais uma vez representantes de todo o mundo se reuniram com o intuito de buscar soluções cabíveis visando o cuidado do meio-ambiente (por nós degradados dia após dia, salienta-se), mas será que tais medidas sairão do papel?

É fato que há alguns anos grande parte da população sofre com a má qualidade da água ingerida, o que acarreta doenças em quantidade demasiada ou até crônicas. O problema é que por mais que as pessoas se preocupem com “aquecimento global”, “efeito estufa” e outros nomes utilizados com freqüência em nosso cotidiano, os maus hábitos sobrepõem as boas intenções.

Banhos longos e em excesso, ensaboar louças com a torneira aberta, “varrer” a calçada com a mangueira ao invés de utilizar a vassoura, ligar a máquina de lavar com apenas algumas peças de roupa para serem lavadas, deixar a água escorrendo enquanto escova os dentes, “guerrinha de bexiga d´ água” entre as crianças… tais manias podem não parecer um agravante para a situação (crítica, por sinal) mas se considerarmos todos os mililitros desperdiçados e analisarmos os montantes, será notado que milhões de litros de água potável escorreram pelos ralos sem ter sido utilizada adequadamente. Segundos de cada torneira aberta sem necessidade são responsáveis por pessoas morrendo de sede em algum lugar do mundo.

Não adianta criar um dia específico para colocar a dificuldade atual com a escassez de água em evidência, também não precisa ir longe para notarmos o quão grave é esse assunto: várias pessoas e animais no sertão nordestino ainda morrem de sede à procura de água potável. Para respeitar as leis naturais de “manter-se vivo” e “manter a espécie viva” essas pessoas são obrigadas a andar por horas incontáveis até encontrar uma poça de água (normalmente lamacenta) para encher um balde, que por sua vez deve durar para toda a família durante a semana inteira, e assim tentam sobreviver.

É necessário reeducar a sociedade para que exista a possibilidade de amenizar um grande problema mundial, basta que a mudança se inicie pela base do aprendizado e conscientização de toda uma população.

Por Daniela Sartori – sala 508

5 semestre

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Maus hábitos degradam o meio ambiente”

  1. Aline Fontes Says:

    É Daniela…

    É lamentável, mas as pessoas insistem na idéia de que “Se eu não desperdiçar, outro irá desperdiçar”, “Se eu não poluir, outro poluirá” e, assim, fica difícil vermos algum passo ser dado rumo a amenização deste, que é um grande problema.

    Aline Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: