Terra: planeta sem água

by

Participe!

Nosso planeta pode ficar sem água? A resposta é não, mas pode ficar sem água potável. Muita gente faz essa confusão, que a água vai acabar etc. Mas isso é só uma lenda, pois o que pode acontecer é sim uma falta de água potável para consumo in natura. O elemento água sempre existirá, mas suas reservas acessíveis ao consumo humano imediato, e sem riscos de contaminação por produtos químicos, coliformes fecais, pesticidas ou material radiotaivo com certeza se reduzirão em grande parte do mundo.

Certos países terão vantagens enormes nesse futuro incerto, como Brasil, Islândia, Groelândia e mais alguns, como potenciais fornecedores de água pelo menos potável. Hoje, muitas nações já enfrentam um problema crônico de abastecimento desse precioso liquido. No Oriente Médio, norte da África e algumas regiões da Ásia, água potável é tão rara que aqueles que detém o poder sobre suas fontes, têm um trunfo enorme que pode ser decisivo em certas relações sociais, afinal pode-se ficar até trinta dias sem comer (com certos riscos), mas não conseguimos ficar mais que oito dias sem ingerir liquido com base aquosa. Sendo assim, os “donos” da água, têm ascensão social e política de tal grandeza, que podem se tornar maiores que as forças dos que detém as reservas de metais e outros minerais. Guerra por água? Talvez não, mas com certeza será uma boa moeda de barganha política e social. O único problema é que é um tesouro perecível e volátil.

ANTONIO M. DACOSTA

Anúncios

Tags: , ,

10 Respostas to “Terra: planeta sem água”

  1. giselesantos Says:

    Achei o texto interessante, mostrando a água potável provavelmente faltará, mas senti falta de falar sobre o Dia Mundial da Água.

  2. Dia Mundial da Agua – Blogagem Coletiva | Meiroca Says:

    […] Jornalismo Unip Marquês (Antônio da Costa) […]

  3. ANTONIO Says:

    […] Jornalismo Unip Marquês (Antônio da Costa) […]

  4. Lulu On The Sky® Says:

    O duro é ficar sem água potável vai beber o q? Parabéns pelo seu texto.
    Tb participei desta blogagem.
    Big Beijos e Feliz Páscoa!

  5. ANTONIO Says:

    […] Jornalismo Unip Marquês (Antônio da Costa) […]

  6. Roseane Says:

    Pois é infelizmente existem pessoas que detêm o nosso bem mais precisoso e usam isso da pior forma. A água potável é um direito humano e infelizmente muitas pessoas estão com esse direito violado.

  7. ANTONIO Says:

    […] (Flávio) Estrupícius Radioativus (Makarrao) Florais de Rosácea (Rosácea) Hippos (Luci Lacey) Jornalismo Unip Marquês (Antônio da Costa) Jornalismo Unip Vergueiro (Rosana Pires) Ladybug Brasil (Lucia Freitas) Le Jardin Éphémère […]

  8. ANTONIO Says:

    […] Jornalismo Unip Marquês (Antônio da Costa) […]

  9. ANTONIO Says:

    […] Jornalismo Unip Marquês (Antônio da Costa) […]

  10. Patrícia Brito Says:

    Olá,

    Em minha busca constante para manter informada sobre o mundo das comunicações, encontrei seu e-mail de contato. Não sei se estou sendo ousada, ou apenas é coragem.
    Sou uma apaixonaderrima por jornalismo desde meus 15 anos, ao ponto de ficar assistindo todos os tipos de Jornais, durmir 1h e acordar 5h da manhã para assistir documentarios e jornais.
    Mas não tive oportunidade de cursar o jornalismo, por que na minha região, Extremo Sul da Bahia, não tinha curso na epoca.Terminei hoje formada em Turismo, outra área que amo, mas não encontro oportunidade. Com isso acabo caindo no curso de Comunicação Corporativa na Unifacs em Salvador, Bahia. Amando cada vez mais essa profissão e querendo aos poucos inserir nesse mercado, talvez não do jornalismo de massa e sim empresarial. Isso é possivel? Eu posso não ser formada em jornalismo, mas com cursos de Graduação e Mestrado, posso exercer? Minha próxima investida será ou em um outro curso ligada em jornalismo (para preparação de um mestrado), ou o próprio mestrado (antes dos meus 30) nessa mesma área.
    Gosto de manter contato profissionais na área para até mesmo manter informada sobre esse mundo,até mesmo receber dicas de cursos e como prosseguir profissionalmente, hoje minha Cunhada formada em Jornalismo e publicidade, segue a área da Tv, sendo responsavel pela Tv globo local, na minha região. Prezo e amo ouvir experiencias de outros profissionais, é sempre um estimulo para mim.

    Desculpa o aborrecimento com meu e-mail, não resisti em manter algum contato contigo.
    grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: