Dia da Água: comemorar ou não?

by

Participe!

Para quem não sabe, no próximo sábado, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Comemorar não é ainda a palavra exata para essa data, pois a cada dia que passa, nós, seres humanos, desperdiçamos e poluímos a pouca água potável que ainda resta para nossa sobrevivência. A primeira necessidade do ser humano é o oxigênio. Uma pessoa sem oxigênio durante cinco minutos pode ter morte cerebral. E a segunda necessidade para um ser manter-se vivo é a água. Dependendo do metabolismo, uma pessoa pode suportar apenas de três a cinco dias sem água. Se não ingerir água por mais tempo, pode até falecer.

A conscientização é muito importante para economizarmos esse recurso natural essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo. E pode começar dentro de casa, ao acordar, quando escovamos os dentes. Preste atenção quando for escovar os dentes. Com toda certeza, durante os seis ou dez minutos de escovação, você perceberá que deixa a torneira aberta com a água fluindo. Sabia que nesta ação você desperdiça até 80 litros d´água?

E que tal tomar um banho logo que acordar? Uma delícia, não é mesmo? Preste atenção, pois em um banho muito demorado você pode gastar de 90 a 180 litros d’água. O ideal é ficar debaixo do chuveiro no máximo seis minutos. Se ensaboar com o chuveiro desligado também é ótimo pra economizar água.

No site Natureba você pode conferir mais dicas para evitar o desperdício de água. Inclusive existe uma informação preciosa, como fazer o sabão de óleo de cozinha, grande poluidor das águas. Outra dica é o site da Universidade da Água (Uniágua), uma ONG (Organização Não Governamental) e sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta, através do exercício da educação ambiental. E para as crianças se conscientizarem desde cedo, fica a dica do site Canal Kids

Gisele Santos – 19/03/2008

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Dia da Água: comemorar ou não?”

  1. Vanessa Zanelato Says:

    Achei o texto bastante coerente, e concordo com você Gisele, em relação à importância de uma mudança de hábitos da população.
    Acredito que precisamos ter a noção da realidade em que vivemos, e do que vai ocorrer no futuro se continuarmos desperdiçando água.
    Ainda faltam campanhas que enfatizem o problema, de maneira que todos compreendam a gravidade da situação, mas com certeza uma simples mudança de atitude de todos nós, na hora de cumprir tarefas cotidianas, pode fazer uma grande diferença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: