Aprendendo na prática a economizar água

by

Participe!

Retiro de Carvanal
Essa é a galera que aprendeu comigo a economizar água na prática

No ano de 2007 eu e mais 65 pessoas vivemos aprendemos na prática a economizar água. A turma da Pastoral da Juventude da diocese de Bragança Paulista organizou um Retiro de Carnaval, e neste ano, fomos obrigados a conviver com a constante falta de água.

Fomos, na sexta à noite, para uma chácara em Pedra Bela, que era toda abastecida por um rio, e para que a água chegasse a todas as casas, passava por uma pequena tubulação. Nós tínhamos que esperar que as caixas de água ficassem cheias para que pudéssemos usar a água. Os banhos eram curtos e não havia banho individual. Para beber, duas garrafas abasteciam a todos, e eram trocadas quando ficavam totalmente vazias. Para cozinhar, as cozinheiras guardavam água em panelas tampadas.

Passamos quase cinco dias vivendo assim. Quando fui tomar o meu primeiro banho em grupo, faltou água, mas não aconteceu só com o meu grupo. Algumas refeições também foram atrasadas por causa da falta de água.

Na segunda-feira, descobrimos uma pequena lagoa, onde alguns mergulharam para sentir a beleza da água. Depois, veio uma forte chuva e eu e algumas meninas aproveitamos para lavar o cabelo na chuva. Pode parecer absurdo, mas para economizar, quase ninguém tinha lavado o cabelo até o momento. Economizar e aproveitar de verdade.

Muito ao contrário do que podem pensar não me lembro de ninguém nervoso por causa disto. Todo mundo aprendeu muito. Eu voltei do retiro pensando bem no que fazer com a água toda vez que preciso dela. Muito mais do que saber que tenho que fazer o máximo para economizar na teoria, eu não tive escolha: fui OBRIGADA a economizar. Acho que aprendi a lição.

Você já imaginou a sua vida sem água? Não deixe pra fazer isto só quando não houver mais água pra você! Economize agora!

Raquelline Curvelo

Tags: , ,

Uma resposta to “Aprendendo na prática a economizar água”

  1. giselesantos Says:

    Rakky, achei bacana você compartilhar sua experiência, mas senti falta do comentário sobre o Dia Mundial da Água. Talvez pudesse feito isso no abre da matéria e depois usar o olho, com o título “Aprendendo na prática a economizar água”.

Deixe um comentário

