Pode faltar água!

by

Participe!

No próximo dia 22, simboliza-se a importância de um bem precioso, insubstituível e essencial à vida: a água. É o Dia Mundial da Água, que desde 2003, por determinação do Congresso Nacional Brasileiro, vem dando um grito de alerta para o consumo indiscriminado desse bem, visando conscientizar sobre um uso consciente.

Devemos lembrar que, no contexto atual, a água já é considerada escassa. Muitos países como Egito, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia sofrem com problemas de recursos hídricos que chegam a um nível extremo.

O Brasil é um país privilegiado: nele se concentram 11,6% da água doce, além do maior rio do mundo, Amazonas. Ainda assim, por causa de sua distribuição geográfica – 70% da água doce do país está na região amazônica, onde apenas 7% da população brasileira vive – enfrentam-se problemas de seca e falta de água, assinaladamente no Nordeste.

Para isso, além de conscientização da população, é necessário que seja adotada uma política de gerenciamento de recursos hídricos, para que, além de sua distribuição seja melhorada e a poluição de rios doces seja reduzida, a população possa contar com ampla divulgação de programas de conscientização.

Sobre o Dia Mundial da Água

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.

Por Gustavo Dittrichi

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Pode faltar água!”

  1. giselesantos Says:

    Achei o seu texto um dos mais completos , sem fugir do tema, e falando também sobre o Dia Mundial da Água . Só senti falta de links com dicas sobre preservação, talvez dando uma forcinha em conscientização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: