Webrepórter, uma profissão do futuro

by

No mundo cada dia mais conectado, com pessoas procurando cada vez mais rápido as informações, realmente é primordial o jornalista se atualizar para acompanhar as inovações para a comunicação. Em jornalismo online deve-se trabalhar o mais rápido possível, mas não imprudentemente e sempre ter consciência de que só porque a noticia é veiculada na web, não que dizer que deva ser menos apurada. O jornalista de web segue os mesmos princípios de um jornalista de impresso.

Quando um repórter faz uma matéria para web, seu público quer agilidade até na leitura, não há a necessidade de incrementar muito, mas sim deixá-la precisa e o mais curta possível. Há recurso para o leitor que deseja saber mais sobre um determinado assunto da sua matéria, como o link.

Um repórter tem que ter essa visão para conseguir se adaptar na migração de impresso (que não acredito que deixe de existir), para o online. Deve aprender cada recurso complementar sua matéria sem deixar ela pessada e cansativa de se ler em frente a um computador.

Por Marcos Vinicius R. Galiza

Exercício 27-02-08

Comentário do texto “Você sabe o que é jornalismo online?” de Bia Mansur, publicado no Jornalistas da Web.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Webrepórter, uma profissão do futuro”

  1. raquelline Says:

    Olha só, até agora eu não tinha lido nenhum texto que falasse isso! A consciência que o jornalista deve ter para apurar os fatos, ainda que tenha que trabalhar rápido!

    É super importante que o repórter saiba que sua função não é só reproduzir as notas que vê, mas sim apurar, saber se tudo é real, checar.

    Pois é Marcos, parabéns!

    Beijo da Rakky

  2. giselesantos Says:

    As , digamos , ‘regras’ são a mesmas para qualquer área (rádio, tv, jornal, internet, revista), mas há o trabalho em torno do tempo que voa. Correndo contra o tempo , o jornalista da web precisa ter uma agenda atualizada de fontes , contatos, para agilizar as apurações de pautas, além de saber filtrar onde pesquisar também. Apuração é essencial , para evitar estragar vidas como aconteceu na época da Escola Base , entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: