Credibilidade na internet

by

No texto o tema abordado é o profissional da comunicação e a internet, eu prefiro comentar agora sobre a internet mais do que sobre os profissionais. A internet hoje é a maior fonte de informação existente, o maior problema é descobrir se essas informações são reais ou apenas fictícias. É muito fácil para um jornalista pesquisar sobre qualquer assunto na internet, a quantidade de páginas existentes é extraordinária, mas onde achar as informações certas?

Navegando em fóruns online de diversos assuntos percebi que principalmente naqueles que envolvem os jovens, a quantidade de informações que você pode obter em um dia é gigantesca. É verdade que muitas dessas são falsas e mal intencionadas. Certo dia, estava navegando em um fórum em um famoso portal da web, quando postaram uma noticia de que o lendário guitarrista Saul Hudson, conhecido como Slash, havia morrido. Como fã, fiquei chocado, vendo o link da notícia em outro famoso site não tive dúvidas de que era verdadeira, mas conversando com amigos, resolvi procurar mais sobre o acontecido. Depois de muito procurar, não achei mais nenhuma informação em nenhum outro site, as evidências de que a notícia era falsa já eram grandes, quando resolvi voltar à página onde estava a notícia. Onde havia um texto falando sobre um acidente aéreo minutos antes agora havia uma foto do Serginho Malandro e a frase: peguei vocês idiotas. Alem da sensação de alívio me veio um sentimento de vergonha, eu acreditei em uma informação da internet, divulguei ela para conhecidos e no final era falsa. Me imaginei fazendo isso como jornalista, e a partir daí comecei a dar menos credibilidade à internet.

Mas o contrário também aconteceu, no começo do ano, navegando no mesmo fórum recebi a noticia de que o ator Heath Ledger havia falecido, como se tratava do mesmo fórum e não havia nem link para a noticia não acreditei. Cerca de 20 minutos depois os sites começaram a divulgar a notícia, fiquei espantado com aquilo, jovens de 14 a 20 e poucos anos, tiveram acesso a informação antes de jornalistas profissionais.

A velocidade com que as informações viajam pela internet é absurda, para um profissional da área falar sobre diversos assuntos, diversas noticias, tendo que conferir, redigir e publicar em cerca de poucos minutos é realmente um trabalho duro. Não deve haver grande condenação quando houver erros, pois é pra isso que ainda existem os jornais de papel e noticiários, se você não tiver pressa e não aceitar erros é melhor continuar com o bom e velho jornal.

Leandro M. Ywata

Exercício 27-2-2008

Comentário do texto “Você sabe o que é jornalismo online?” de Bia Mansur, publicado no Jornalistas da Web.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Credibilidade na internet”

  1. diegocamara Says:

    Considero as observações feitas muito importantes. É complicado para a população discernir sobre a qualidade e legalidade das informações publicadas na internet, porém, como aprendemos no início do curso, o mais importante não é o meio de comunicação, mas sim a fonte da informação.
    O profissional hoje deve ter conhecimento destas fontes, pois o nome do site no qual a informação está veiculada é muito mais importante do que qualquer coisa – no final, o que vale é quem diz, não o meio pelo qual diz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: