Jornalismo online transforma os meios de comunicação

by

O novo jornalismo online é uma caixa de surpresas. Todos nós sabemos que o quanto é importante sua presença, mas ninguém tem certeza de como realmente é construído. À medida que o jornalismo online segue seu curso, nós conhecemos as imensas ferramentas interativas que o mundo digital oferece. Ao mesmo tempo que esse conhecimento começa a movimentar profundamente o meio jornalístico, fazendo com que se torne até mesmo matéria em muitas universidades, evidenciam-se outras alterações significativas nos processos de produção, divulgação e consumo jornalísticos, se comparados com aqueles dos suportes tradicionais. As transformações às quais me refiro são relativas às rotinas de um jornal, ao produto que perde a característica física e a difusão de novos contratos para divulgação de leitura, motivadas e capacitadas pelos seus interativos mecanismos. Por outro lado as rotinas de um jornal são alteradas também pela potencialização de sua interatividade ativada pelas tecnologias digitais. O contato com o usuário é facilitado por meio de ferramentas como o correio eletrônico, chats, fóruns, grupos de discussão, entrevistas online e a disponibilização de informações suplementares aos fatos noticiados, entre outros recursos. Tudo isso pode ser tratado como feedback com a fartura de informações e maior liberdade de expressão, o que contribui para alterar os horizontes jornalísticos do emissor.

Por Luciana Matiazzo

27.02.2008

Comentário do texto “Você sabe o que é jornalismo online?” de Bia Mansur, publicado no Jornalistas da Web.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Jornalismo online transforma os meios de comunicação”

  1. raquelline Says:

    Lú Matiazzo!

    Vamos lá!

    Gostei do seu texto. Só não concordo com algumas frases suas, e espero que você não fique chateada por isto.

    Quando você diz: “O novo jornalismo que vem em forma de jornalismo online é uma caixa de surpresas. Todos nós sabemos que existe, mas ninguém tem certeza de seu real conteúdo”.

    Sei lá…acho um pouco confuso isto. Acho que ‘ninguém tem certeza do real conteúdo’ é um pouco geral, sabe? O webjornalismo é nada mais que o jornalismo, feito com todas as regras e toda a ética que aprendemos em sala, com o diferencial de ser publicado em sites, ao invés de ser impresso. Claro, a internet trás milhares de ferramentas às quais devemos nos adaptar para sermos melhores ‘webjornalistas’, mas isto não significa que não tenhamos certeza do que veremos. Pra mim, a internet é que trás essa insegurança, o jornalismo on line não. A partir do momento em que algo publicado na internet é considerado JORNALISMO, acho que podemos confiar, e podemos também conhecer.

    É isso querida!

    Beijo da Rakky!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: